Falência dos Recursos Humanos
- Por
- Marcos Teixeira
Falência humana fala de ausência de recursos, projetos, perspectiva, sonhos e esperança.
Jesus estava presente num casamento em Caná da Galiléia, tudo estava indo muito bem, quando de repente o vinho (que representa alegria) acaba...
“E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, e disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.” - João 2:1-10
Suicídio
Nos deparamos hoje em dia com um índice alarmante de suicídio, que tem matado mais que a violência urbana e guerras, Estima-se que de 10 milhões a 20 milhões de pessoas tentem suicídio a cada ano. O suicídio é a segunda principal causa de morte em pessoas entre pessoas de 15 a 24 anos e a cada 20 tentativas de suicídio, uma é concretizada. A autopreservação é uma das coisas mais fortes em nós, logo, a coragem de cometer suicídio deve ser ainda mais forte. Inúmeros estudos e testes psicológicos tem sido realizados para se determinar o que leva uma pessoa ao suicídio, ou quem seria um suicida em potencial. Fato é que já não há mais alegria em prosseguir, o vinho acabou!
Depressão
Encontramos adolescentes no alto dos seus 13/16 anos, sem esperança, sem motivação, tristes, desanimados, pessimistas e com baixa autoestima, certamente a frequência e a combinação de tudo isto mostra que o vinho da festa acabou, e eles não sabem mais o que fazer, independentemente de haver uma boa situação financeira, bons amigos, boa saúde, etc. Observamos índices alarmantes de depressão, síndrome de pânico, drogas, alcoolismo, violência e prostituição entre o público teen. Determinar as causas e consequências pode ajudar, e ajuda, mas não previne novos episódios de ira, tristeza e amargura, nem garante a cura. Para muitos, prosseguir já não importa mais. O vinho acabou.
Desistência
Estatísticas apontam que cerca de 30% desistem de um curso universitário no primeiro ou segundo ano. Certamente as razões para tantas desistências são variadas, mas é sabido que grande parte dos desistentes afirmam ter escolhido determinado curso, na tentativa de agradar aos pais. Constata-se que as pessoas são menos susceptíveis à evasão escolar quando desenvolvem expectativas realísticas em relação aos cursos. A realidade é a de que de repente tudo parece embaçado e sem sentido, as motivações iniciais desapareceram e tudo virou numa grande chatice, um peso enorme. Prosseguir já não importa mais. O vinho acabou.
Relacionamento
Uniões desgastadas entre pais e filhos, é mais comum do que se imagina. Muitos pais se trancam com medo dos filhos, e vice-versa, irmãos contra irmãos, desavenças sem fim. São relacionamentos onde há muito não há respeito, tolerância, amor, mas somente comentários que ressaltam as deficiências e atitudes negativas. Na verdade, todo e qualquer diálogo já foi abandonado há tempos. O vinho acabou, dando lugar a conflitos inimagináveis, tais como o parricídio, o matricídio e o filicídio (o maltrato, o abuso, o desprezo, o abandono, o assassinato e o massacre de pais, filhos, irmãos ou netos). Afeto, respeito e dignidade se esvaíram e prosseguir já não importa mais.
Divórcio
Nunca foi tão grande o número de divórcios, sem falar nos que se arrastam por anos a fio em casamentos falidos. (Segundo o IBGE, em 2011 foram concedidos 351.153 processos judiciais de separação), onde antes tudo era lindo e maravilhoso, as atrações, os sonhos, os momentos juntos, mas em pouco tempo o encanto desapareceu, e ambos já não são os mesmos, e preferem estar um sem o outro. Tudo virou um peso e uma canseira. Mas por que aqueles que decidiram viver juntos para desfrutar de intimidade, alegrias, responsabilidades, amor, filhos, acabam neste pesadelo inexplicável? Um martírio, uma tortura chegando à beira do insuportável? Prosseguir já não importa mais. O vinho acabou.
O Vinho Acabou
Alguma torneira foi fechada. Exemplos poderiam se multiplicar não existe mais alegria para bancar a animação da festa até ao fim da vida. Prosseguir já não importa mais.
Em algum momento...
Em alguma hora...
Em algum tempo... o vinho acaba e a gente olha para dentro e não tem mais nada.
Falência dos Recursos Religiosos
Esta narrativa de João não somente nos mostra que o vinho havia acabado, mas que os vasos estavam vazios, sem utilidade, jogados num canto.
Tinham forma/fachada mas nada dentro, (talvez algumas teias de aranha), vazios e sem conteúdo, Existem vazios na alma e no coração que a religião não preenche, as pessoas não preenchem, falta alguma coisa.
E o que fazer contra a religião de fachada, insípida e contra a falência humana de não conseguir manter a festa da vida até ao fim?
Obedecendo a tudo o que ele nos disser
Jesus manda encher os vasos religiosos com água e então surge milagrosamente um vinho de qualidade superior, a festa vai continuar... Jesus colocou milagre na festa.
Jesus deseja que a festa não acabe em sua vida, e o que é preciso então? Obedecer a tudo o que ele nos disser.
Querido pode ser que muita coisa na sua vida esteja em estado de falência.
- Seu casamento (sem amor, entediado)
- Filhos cansados dos pais
- Pais cansados dos filhos
- Irmãos contra irmãos
- Trabalho sem prazer, só estresse
- Religião sem nada dentro
- Sem perspectiva para o amanhã
- Etc. etc. etc.
Jesus pode e quer intervir neste estado de falência, ouça e obedeça ao que ele diz.
Já pensou em tratar a sua mulher/marido como Jesus manda?
Já pensou em tratar o seu filho(a) como Jesus manda?
Já pensou em tratar o seu pai/mãe como Jesus manda?
Já pensou em tratar o seu irmão(ã) como Jesus manda?
Já pensou em tratar o seu chefe como Jesus manda?
Já pensou em tratar o seu empregado como Jesus manda?
Já pensou em tratar o seu inimigo como Jesus manda?
Já pensou em tratar o seu dinheiro como Jesus manda?
Já pensou em tratar o seu trabalho como Jesus manda?
Já pensou em orar como Jesus manda?
Já pensou em olhar para as pessoas como Jesus manda?
Já pensou em tratar TUDO conforme ele mandar?
E o vinho bom nunca se acabará, e o milagre de Deus estará presente até o fim da sua existência. Bebamos do manancial de Deus, façamos tudo conforme ele mandar. Ele quer o nosso bem.