3 - Primícias - Habacurim
- Por
- Marcos Teixeira
“E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá. E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor, e a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao Senhor, e a sua libação será de vinho, um quarto de him. E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações” - Levítico 23:9-14
“Dar-lhe-ás as primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas” – Deuteronômio 18:4
A Festa das Primícias, na verdade foram incorporadas à Festa da Páscoa; pois acontecia no segundo dia após a Páscoa e no primeiro dia após o início da festa dos pães asmos.
Festejando o dia da colheita, os primeiros frutos, as primícias da ceifa do ano eram apresentadas perante o Senhor. As primícias simbolizavam a consagração da colheita ao Senhor.
A cevada era a primeira colheita do ano; A Festa das Primícias consistia na oferta de um molho das primícias da colheita, além do molho, eram oferecidos em sacrifício um cordeiro, ofertas de manjares (farinha amassada com azeite) e uma libação de vinho.
Ressurreição
A Festa das Primícias se relaciona com a ressurreição de Cristo; O significado profético da festa das Primícias foi cumprido com a ressurreição de Jesus. Jesus é o Cordeiro imaculado, o pão ázimo, e o feixe único de grãos acenou diante de Deus.
“Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda” - I Coríntios 15:20-23
A Festa das Primícias é a terceira e última Festa que Jesus cumpriu enquanto esteve fisicamente aqui na Terra. Ele participou da Páscoa, dos Pães Asmos e das Primícias. Quando faltavam 10 dias para a Festa do Pentecostes, Ele foi assunto aos céus. Ele ainda virá para participar e cumprir mais três Festas do Senhor.
A cevada era a primeira colheita do ano; o trigo, grão mais nobre, era colhido na época da Festa de Pentecostes. Na Festa das Primícias se inicia um tempo de espera e expectativa pelo Pentecostes.
Em Cristo,