Ter23052017

Back Início Defesa da Fé Apologética A Criação O Mundo Animal O Mundo Animal

O Mundo Animal

mundo-animalO mundo animal não somente nos fala do poder criador de Deus, mas declara e testifica da sua glória e majestade. 

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” - Romanos 1:20 

A palavra "animal" deriva-se do latim anima, no sentido de fôlego vital, e entrou na língua portuguesa através da palavra animalis. O Mundo Animal, é composto por uma grande diversidade de espécies e cada espécie tem seu importante papel dentro do sistema ecológico da natureza. 

O mundo animal é composto de mais de um milhão de espécies. No entanto, fósseis encontrados revelam que uma quantidade muito maior de espécies animais já viveu na Terra, mas hoje estão extintas. 

“Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.” - Gênesis 2:19 

Podemos identificar alguns animais dentro de suas classes, agrupados conforme suas espécies:

Grupo dos mamíferos - animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias nas fêmeas, que produzem leite para alimentação dos filhotes. Exemplos: onça pintada, anta, lobo guará, veado, capivara, lontra, tatu.

Grupo das aves - animais cobertos de penas, bípedes, possuem bico para alimentar-se e para sua defesa. Nem todas as aves possuem a habilidade do voo. Exemplo: papagaio, arara, maritaca, garça, tucano, pardal, gavião, coruja

 

Grupo dos répteis – esta categoria animal possui o sangue frio, por esta razão, não sobrevivem em locais de clima com temperaturas baixas, habitando, na maioria das vezes, lugares mais quentes. Exemplo: jacaré, tartaruga, cobra jibóia, cobra cascavel, cobra coral, sucuri, jararaca. 

Grupo dos anfíbios – animais vertebrados que têm a capacidade de viver tanto dentro quanto fora da água, porém, sua pele precisa estar constantemente úmida, pois funciona como um meio de respiração para este animal. Exemplo: sapos, rãs, pererecas, salamandras aquáticas e as cecílias. 

Grupo dos peixes - são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas. Exemplo: peixe-boi, pirarucu, pintado, traíra, pacu, corvina, cavala, lambari, dourado, piranha, tucunaré. 

Grupo dos artrópodes – podemos dividir em 3 classes: 

Classe dos Insetos (Insecta): espécimes da classe de artrópodes com um par de antenas, dois pares de asas, geralmente, e três pares de pernas; são na maioria terrestres. Exemplo: borboletas, moscas, traças, abelhas, vespas, besouros, cupim, formigas e muitos outros. 

Classe dos Crustáceos: subfilo de artrópodes que respiram por brânquias, e tem exosqueleto calcário, dois pares de antenas, um par de mandíbulas e dois de maxilas. A maioria das espécies é marinha, mas muitas são de água doce. Exemplo: caranguejos. 

Classe dos Aracnídeos (Arachnida): classe de artrópodes terrestres que possuem oito pernas (quatro pares de pernas). Os aracnídeos são desprovidos de antenas e dotados de quelíceras, apêndices anteriores em forma de presas. Seus representantes mais destacados são os escorpiões, aranhas, carrapatos e ácaros, entre outros.

“E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” - Gênesis 1:19-26

 

marcos-teixeira

   

O Corpo Humano

corpohumano
Uma Assombrosa Maravilha
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.