Ter23052017

Back Início Defesa da Fé Apologética A Criação O Planeta Terra O Planeta Terra

O Planeta Terra

planeta-terraO Planeta Terra, não somente nos fala do poder criador de Deus, mas declara e testifica da sua glória e majestade. 

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” - Romanos 1:20 

“No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.” - Gênesis 1:1-10

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telúricos. É por vezes designada como Mundo ou Planeta Azul. É coberto, em mais de 70%, por água dos oceanos, sem considerar os rios e mares que ficam na parte seca do planeta. Composta por cinco continentes, a área seca tem 148.647.000 Km2. Já os oceanos têm uma área estimada de 361 milhões de Km2. Abrigando diversas formas de vida, animais e plantas aquáticos, a Terra é o único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida.

 Em nível espacial, tem uma característica bastante importante para que haja vida em seu interior: a existência de atmosfera. É composta por vários gases, sendo o nitrogênio, o oxigênio e o argônio os três principais gases da atmosfera. Ela serve para vários fins, entre eles, proteger a Terra de raios ultravioletas e prover oxigênio para a respiração dos seres vivos. A Terra realiza os movimentos de translação, que é o movimento em torno do Sol, durando 365 dias (um ano) e o movimento de rotação, movimento em torno de seu próprio eixo, que dura cerca de um dia (24 horas). 

A Terra tem várias camadas para dentro. A crosta é a camada mais externa e onde vivemos. Ela, junto a uma camada acima do Manto, é chamado de Litosfera, que é totalmente sólida. Abaixo existe o Manto, uma camada composta de silício, ferro e magnésio. O mais interno é o núcleo, que tem uma parte líquida e outra sólida, mesmo estando à altíssimas temperaturas. 

Na região da Litosfera é que estão localizadas as placas tectônicas. Essas placas são pedaços de Litosfera que ocupam toda Terra. A Terra tem sete grandes placas tectônicas e muitas outras menores. Elas ficam umas “encaixadas” nas outras e essa área que está entre uma placa e outra são os pontos de ocorrência de terremotos e de vulcões. Isso porque quando uma placa “fricciona” a outra, os resultados podem ser vulcões ativos, terremotos, tsunami entre outros. 

Os recursos minerais da Terra em conjunto com os produtos da biosfera, fornecem recursos que são utilizados para suportar uma população humana global. 

Sua forma não é perfeitamente arredondada, mas sim um pouco achatada e inclinada, cerca de 23 graus. Essa inclinação aliás, influencia, junto à translação, para determinar as estações do ano (inverno, verão, outono e primavera). Tem uma massa de, aproximadamente, 5.973.1024 e volume em torno de 1.083.1012. É o maior dos planetas sólidos, já que os outros planetas maiores que a Terra, no sistema solar, são gasosos. Tem em si várias linhas imaginárias, como os trópicos de Capricórnio, de Câncer, a linha do Equador (linha que corta a terra ao meio dividindo-a em norte e sul) e o meridiano de Greenwich (também cora a Terra ao meio, mas desta vez na vertical, dividindo em lados leste e oeste). Não são somente essas linhas, existem vários trópicos e meridianos, ajudando, por exemplo, a definir o fuso-horário nas diferentes cidades do mundo. 

O Planeta Terra

- Diâmetro equatorial: 12.756,27249 km

- Inclinação axial: 23,45°

- Composição em massa: 34,6% de Ferro; 29,5% de Oxigênio; 15,2% de Silício; 12,7% de Magnésio; 2,4% de Níquel; 1,9% de Enxofre; 0,05% de Titânio. 

- Período de rotação: 23h 56m e 4,09966s (sideral). 

- Área total da Terra: aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados

- 361 milhões de km2 de água

- 149 milhões de km2 de terra. 

- Atmosfera: 78 % de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de Argônio. Encontram-se também vestígios de água e dióxido de carbono (gás carbônico). 

- Temperatura no interior do Planeta: aproximadamente 5000° C.

 - Temperatura na superfície: mínima de –88° C, média de 9° C e máxima de 60° C.

 - Satélite natural da Terra: Lua

 

3-camadas-da-terra

CROSTA TERRESTRE

Composição: rochas sólidas

Espessura: de 30 a 70 km nas placas continentais e de 5 a 10 km nos oceanos

Temperatura (máxima): 500°C

Pressão (máxima): por volta de 95 mil vezes a pressão da atmosfera

 

MANTO

Composição: rochas em estado coloidal

Espessura: 2800 km

Temperatura (máxima): por volta de 4000°C

Pressão (máxima): até 1,5 milhão de vezes a pressão da atmosfera

 

NÚCLEO EXTERNO

Composição: metais (principalmente ferro e níquel) em estado líquido

Espessura: por volta de 2400 km

Temperatura (máxima): de 4000°C a 5000°C

Pressão (máxima): por volta de 3 milhões de vezes a pressão da atmosfera

 

NÚCLEO INTERNO

Composição: mescla homogênea de metais (principalmente ferro e níquel) em estado sólido

Espessura: 1100 km

Temperatura (máxima): por volta de 6000°C

Pressão (máxima): por volta de 3,5 milhões de vezes a pressão da atmosfera

 

Movimentos da Terra

 

3-movimento-rotacao

É o movimento que a Terra faz em volta de seu próprio eixo, portanto, de 360º. É um movimento feito no sentido anti-horário, ou seja, de leste para oeste. O movimento completo tem a duração de 23 horas e 56 minutos.

Graças ao movimento de rotação, existe o dia e a noite. Enquanto a superfície de metade do nosso planeta fica voltada para o Sol temos o dia nesta parte (com presença da luz solar). Já a noite ocorre quando a outra parte do planeta não recebe a luz solar, ficando no escuro.

 

3-movimento-translacao

É o movimento que o Planeta Terra faz ao redor do Sol. Chamado de órbita terrestre, este movimento é elíptico (forma de elipse). A translação completa tem a duração de 365 dias, 5 horas e, aproximadamente, 48 minutos. Chamamos de ano a volta completa que nosso planeta dá ao redor do Sol. A velocidade da Terra neste movimento é de 107 mil quilômetros por hora.

 

3-movimento-nutacao

- Nutação: oscilação pequena e periódica no eixo de rotação da Terra. É gerada pela força de atração gravitacional entre a Lua e o Sol com a Terra. Este movimento tem um ciclo de 18,6 anos.

 

3-movimento-prevolucao

- Revolução: deslocamento no nosso planeta em relação ao centro da Via Láctea.

 

3-movimento-precessao

- Precessão dos Equinócios: lenta mudança na direção do eixo de rotação da Terra. É exercida pelas forças da maré da Lua e Sol sobre a protuberância equatorial da Terra.

 

marcos-teixeira

 

  

Referências:

r_planeta r_sua r_brasilescola

r_explication r_cultura r_planet

r_nerc r_bbc r_nova

 

O Corpo Humano

corpohumano
Uma Assombrosa Maravilha
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.