Qui29062017

Halloween

halloweenHalloween é um termo provavelmente originado do escocês Hallowe'em ou Hallowed do Inglês antigo, onde “Hallow” significa "santo", enquanto "e’em" quer dizer "noite", originando então: “Noite Santa” ou “All Hallows Eve” ou “Noite de Todos os Santos”. Outros porém acreditam que a origem do nome venha da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

No calendário celta, 31 de outubro marcava a entrada do inverno e era a noite em que Samhain voltava com os espíritos dos mortos e nesse tempo, os druidas (magos de origem celta) executavam rituais em que um caldeirão simbolizava a abundância da deusa e realizavam várias cerimônias de adoração ao “senhor da morte”. Era uma temporada sagrada cheia de superstições pois os espíritos precisavam ser apaziguados ou agradados; caso contrário, os vivos seriam ludibriados.

 

3-celtas

Eram civilizações da Idade do Ferro, habitantes sobretudo de pequenas aldeias lideradas por chefes guerreiros. Boa parte da população da Europa ocidental pertencia às etnias celtas até a eventual conquista daqueles territórios pelo Império Romano.

A religião celta era politeísta e seus ritos quase sempre eram realizados ao ar livre. Suspeita-se que algumas das suas cerimônias envolviam sacrifícios humanos. O calendário anual possuía várias festas místicas, como o Imbolc e o Belthane, assim como celebrações dos equinócios e solstícios.

 

3-druidas

Na sociedade CELTA, os Druidas (e druidesas) eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas, eles também eram chamados de magos. Existiam seis classes diferentes de druidas, cada um com sua função e especialização:

Druida-Brithem

Estes druidas eram considerados os juízes. Os celtas não possuíam suas leis escritas, somente os druidas brithem as conheciam teoricamente, assim essa classe de druidas tem por função percorrer as casas e as aldeias afim de resolver problemas e impasses que surgissem entre a população.

Druidas-Filid

Alguns destes, diziam ser descendentes diretos do cosmos. Era a mais alta classe dos druidas, a sua função era o contato direto com o cosmos. O Lendário mago Merlin era um druida filid.

Druida-Liang

Estes eram os curandeiros ou médicos. Normalmente passavam mais de 20 anos em seus estudos antes de praticarem tal ofício, possuíam especializações entre si, usavam ervas em geral e praticavam cirurgias (como a de transplante de coração) entre outras.

Druida-Scelaige

Tinham como função apenas repetir a história dos celtas que lhe haviam sido contada por outros scelaige. (A escrita era proibida a não ser para rituais). Estes funcionavam com um hard disk, memorizavam e repetiam tudo para que a história não fosse esquecida. As histórias trazidas pelos druidas senchas também juntavam às suas histórias.

Druida-Sencha

Ao contrário dos Scelaige, estes deveriam percorrer as terras celtas e compor outras novas histórias sobre o que estava ocorrendo, estas seriam repassadas aos scelaige que as decoraria.

Druidas-Poetas

Estes decoravam a história contada pelos druidas Scelaige, era preciso que druidas poetas as aprendesse e contassem ao povo. A principal função desta classe era manter a tradição celta viva.

 

3-samhain

O Samhain (pronuncia-se souen) era a festa dos mortos e estava ligada ao “culto aos ancestrais”ou "A noite dos antepassados", tão importante na espiritualidade Celta. Dizia-se: “neste tempo os mortos queridos, podem bailar conosco e dividir nossa ceia sagrada, pois é nesta noite que as cortinas do Outro Mundo estão abertas”.

Acreditavam que nesta noite, o véu entre este mundo e o mundo dos mortos se tornava mais tênue, sendo o tempo ideal para a comunicação com os que já partiram.

Era crença druida também que na noite deste festival, Saman, "senhor da morte", chamava para junto de si os espíritos malignos que tinham sido condenados a habitar os corpos dos animais nos últimos 12 meses. 

 

 3-supersticoes-praticas

Na América do Norte esta festa já virou uma tradição bem sedimentada, e o Brasil caminha a passos largos para adotá-la também, apesar da maneira “inocente” como é comemorada na maioria dos lugares, halloween traz grande malignidade em seu bojo, no entanto, é levada extremamente a sério por bruxas, feiticeiros e ocultistas.

Anton Lavey, autor de “A Bíblia Satânica” e sumo sacerdote da Igreja de Satanás, diz que o Dia das Bruxas é considerado pelos satanistas e ocultistas o mais importante dia do ano.

1-abobora-fogoOs adivinhos também acreditam alcançar os mais altos poderes no dia de Halloween, uma vez que as pessoas ficam ansiosas para saber o que pode acontecer a elas no próximo ano. Ainda hoje, as previsões de videntes e astrólogos são liberadas logo após o Halloween.

- Apesar dos Celtas não acreditarem em demónios, eles temias determinadas ”entidades mágicas” consideradas hostis. Para se protegerem, criaram umas figuras humanóides para assustar estas entidades, a mais famosa delas é a chamada Jack o'Lantern ou seja, a abóbora iluminada muito utilizada no Halloween.

- O halloween ainda mantém outra tradição celta, onde as crianças ao saírem pedindo doces (trick or treat ou gostosuras ou travessuras), representam os sidhs que passam do outro mundo para este nesta noite. Os Sídhs eram considerados como os espíritos dos ancestrais, os espíritos da natureza ou as próprias divindades (fadas e elfos). Vários dias antes da festa começar, os sacerdotes druidas iam de casa em casa exigindo alimentos ou outros itens que pudessem utilizar em seus cultos a Samhain, o senhor da morte. Quem recusasse a dar o que queriam, era amaldiçoado e geralmente alguém de sua casa morria naquele ano. O ingênuo pedido de doces se deriva de tal prática, significando “Ou você me dá um doce, ou te amaldiçôo”

- O costume comum de se fantasiar de bruxa, vampiro, fantasma, etc., está relacionado com os espíritos dos mortos, acreditavam que os espíritos das pessoas que morreram voltavam nesta data à procura de corpos vivos para possuir pois acreditavam ser esta a única chance de vida após a morte. Andavam de casa em casa e como os vivos não queriam ser possuídos, eles apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que se tornassem frias, colocavam fantasias de monstros e saíam às ruas para assustar os espíritos. Alguns entretanto dizem que o uso destas fantasias visava enganar estes espíritos fazendo-se passar por a almas desencarnadas também.

1-fogueira-halloween- O rito de fazer com que a imagem do seu futuro cônjuge apareça atrás de você: "Muitas crenças surgiram sobre como invocar a imagem do futuro esposo ou esposa de alguém. As garotas criam que caso alguém ficasse diante do espelho, comendo uma maçã, à meia-noite, a imagem de seu futuro esposo apareceria de repente diante dela. Se nenhuma imagem aparecesse, isso significava que a garota ficaria solteirona".

- A fogueira de Halloween é uma tradição de incentivar os sonhos de quem será o seu futuro marido ou esposa. A idéia era soltar um corte de seu cabelo para a brasas e depois sonhar com você futuro amado, bem como, os druidas acreditavam poder ver boas coisas e ruins do futuro através do fogo. (Alguns estudiosos afirmam que animais e homens eram queimavam vivos para que de acordo com a posição dos corpos em chamas, o futuro fosse revelado, ou seja, o desespero da vítima do sacrifício traria previsões para o futuro). Em inglês Bonfire, "Bone" (osso) + "Fire" (fogo).

- O bolo tradicional de Halloween na Irlanda é o barnbrack que é um pão de frutas. Cada membro da família recebe uma fatia. Colocam um pedaço de pano, uma moeda e um anel em cada bolo. Se você receber o pano, significa que o seu futuro financeiro é duvidoso. Se você receber a moeda então você terá um ano próspero e se receber o anel é um sinal certo de romance iminente e felicidade.

 

Lucro & Comércio

3-lucros-halloweenHalloween tem forte apelo comercial nos dias de hoje e é celebrada em escolas, clubes e até em shopping centers. Na América do Norte, uma de cada quatro pessoas com idades que variam de dezoito a quarenta anos vestem algum tipo de fantasia representando certo personagem. Com isto estima-se que 60% de todas as fantasias são vendidas a adultos, por isto é também considerada a noite em que "as pessoas decentes se tornam exibicionistas ultrajantes".

Filmes de terror são promovidos na televisão, internet e nos cinemas, livrarias passam a dar mais ênfase aos livros que lidam com assuntos sobre a morte e o oculto. A grande maioria dos promotores desses eventos se esforçam ao máximo para que a decoração em tudo lembre o reino das trevas, mas num ambiente festivo e alegre, fazendo com que a grande maioria das pessoas não percebam o grau de contaminação, abominação e maldade que os cercam.

Para os psíquicos, clarividentes e os que se declaram visionários, este é o dia mais agitado do ano. As editoras que publicam livros que vão desde astrologia até bruxaria registram um aumento colossal nas vendas. Salém, no Estado de Massachusetts, sede da bruxaria norte-americana, celebra na época do Halloween, o "festival da assombração", para expandir a temporada de verão.

 

 

___ Reflita ___ 

3-reflita-halloweenEstejamos sóbrios e vigilantes, pois sorrateiramente, sem percebermos, muitos valores malignos estão sendo agregados à nossa cultura, numa estratégia diabólica para enaltecer, vulgarizar e popularizar as obras das trevas e o halloween certamente é uma delas... quer algo mais inocente do que doces para crianças? Festa de fantasias? Brincadeira em família onde até os pais participam alegremente? A ameaça de uma travessura, a menos que u m doce seja recebido, é suborno, e “… o suborno corrompe o coração” - Eclesiastes 7:7  

Não podemos criar familiaridade com figuras de bruxas, fantasmas, vampiros e esqueletos, ainda que parecem inocentes e de brinquedo, por certo daremos legitimidade a esta “inocente” figura no imaginário dos nossos filhos. Certamente não é um inofensivo divertimento, satanás se delicia em preencher as mentes das pessoas com pensa mentos de medo, morte e destruição.

Nada temos haver com esta negociata com o “além”, e muito menos estas “entidades mágicas”... somos da luz e fazemos o que é agradável ao Senhor

“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor” - Efésios 5:8-10

Quando a noite de halloween chegar, o que você fará?

 

marcos-teixeira

 

___ A Bíblia diz ___

“... A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz por que as suas obras eram más.” João 3:19

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento” - Eclesiastes 9:5

“E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as” - Efésios 5:11

“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” - Isaías 5:20

“Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” - 1 Coríntios 10:19-21

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios” – I Timóteo 4:1

“Assim diz o SENHOR: Não aprendais o caminho dos gentios” - Jeremias 10:2

"Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus" - Levítico 19.31

"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ... Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa" - Deuteronômio 18.10,11,14

“queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira" - II Crônicas 33.6 - (Referindo-se ao Rei de Judá: Manassés)

“Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo” - Levítico 20:6

“Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal” - I Tessalonicenses 5:21-22

“Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” - I Coríntios 2:15

“Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles” - Levítico 20:27

“Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” - 1 Coríntios 6:3

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte” - Apocalipse 21:8

“Amados, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.” III João 11

“A feiticeira não deixarás viver” - Êxodo 22:18

"Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro" (Mateus 6.24).

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” - Filipenses 4:8

“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?” - II Coríntios 6:14-15

 

Fundamentos da Fé

fundamentos
Nada Além de Cristo Jesus
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.