Qui29062017

As Testemunhas de Jeová

testemunhas-de-jeovaAs Testemunhas de Jeová gostam de se identificar com os cristãos e até mesmo usam termos comuns ao meio evangélico em suas conversas com o verdadeiro intuito de facilitar o proselitismo.

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo" - I João 4:1

As Testemunhas de Jeová distorcem as doutrinas bíblicas, negam a divindade de Cristo e do Espírito Santo, a ressurreição física e a salvação pela graça. A organização Sociedade Torre de Vigia, para sustentar as suas doutrinas errôneas alteraram as Escrituras Sagradas para terem base “bíblica” para fazerem o que bem entenderem.

Adicionam coisas à Palavra de Deus, tiram os versículos e passagens de seu contexto imediato, recusam-se a ler as passagens dentro do contexto bíblico completo, Inserem as suas pressuposições teológicas no texto, alteraram o texto para suprir as suas necessidades, baseiam-se em um verso para interpretar um conjunto de outros, trocam os significados das palavras e afirmam que algumas passagens têm sentido figurado quando elas contradizem as suas doutrinas.

 

Breve Histórico

1-sentinelaCharles T. Russell (1852-1916) foi o fundador das Testemunhas de Jeová, norte americano do estado da Pensilvânia, com pais presbiterianos, Russell frequentava igreja congregacional, mas depois de ser fortemente influenciado pelos ensinos adventistas, acabou por conceber ideias diferentes quanto à segunda vinda de Cristo. Em 1874, abandona de vez os contatos adventistas e funda formalmente o movimento Russelita denominado “Religião Organizada”, e em 1879, começa a publicação do periódico “Torre de Vigia de Sião”, depois chamado “A Sentinela”. Escreveu uma obra de 7 volumes, muito divulgada entitulada "Estudos nas Escrituras". Russell alegava que a Bíblia só seria corretamente entendida de acordo com as suas interpretações. Era um perigoso arranjo, já que era ele quem controlava o que era escrito na revista Sentinela.

 O sucessor de Russell, foi o juiz Joseph Rutherford que fundou a tão conhecida Despertai, revista de estudos, efetuou 148 alterações doutrinárias. Rutherford morreu a 8 de janeiro de 1942, com 72 anos de idade. Com a morte do juiz Rutherfod, assume a presidência da organização o Sr. Nathan Knorr.

 Em 1920 as Testemunhas de Jeová chegaram ao Brasil com sua sede nacional em São Paulo, capital, até 1.980.  Atualmente a sede nacional encontra-se em Cesário Lange, interior do Estado.

Doutrinas das Testemunhas de Jeová

Não precisaremos nos aprofundar muito para mostrar o que caracteriza as testemunhas de Jeová como seita e os desqualifica como seguidores do evangelho de Jesus o Cristo, suas doutrinas estão continuamente em conflito com as Escrituras Sagradas.

 

3-traducao-novo-mundo

As Testemunhas de Jeová, produziram sua própria versão da Bíblia, essa tradução recebeu o nome de Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Esta tradução contém em seu bojo vários versículos deliberadamente modificados, distanciando-se do original bíblico. (Hebraico, Aramaico e Grego). Alguns exemplos:

João 1:1 

  • (Escrituras Sagradas) – "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus".
  • - Esta é uma declaração evidente de que Jesus (o Verbo) é Deus.
  • (Tradução Novo Mundo) – "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava, e a Palavra era [um] deus".
  • - Esta mudança foi feita para apoiar a negação das testemunhas de Jeová de que Jesus é Deus.

Colossenses 1:16

  • (Escrituras Sagradas) – "Pois nele [Jesus] foram criadas todas as coisas... tudo foi criado por ele e para ele".
  • - Este texto ensina que Jesus é o Criador de tudo, e como tal, não é, ele mesmo, um ser criado.
  • (Tradução Novo Mundo) – "Porque mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas... Todas as [outras] coisas foram criadas por intermédio dele e para ele".
  • - A palavra "outras" foi acrescentada a este versículo.

Hebreus 1:8 

  • (Escrituras Sagradas) – "Mas a respeito do Filho, disse: o Teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos...".
  • - Observe aqui que Jesus, o Filho, é chamado de "Deus" pelo próprio Deus, o Pai.
  • (Tradução Novo Mundo) – "Mas, com referência ao Filho: Deus é o teu trono para todo o sempre...".
  • - A ordem das palavras foi alterada erradamente.

 

Acesse: Refutação João 1:1

Acesse: Refutação Hebreus 1:8

Acesse: Refutação João 8:58

Acesse: Uma Tradução Infiel

Acesse: Uma Paráfrase Sectária e Corrupta

Acesse: Um Estudo Sobre a Tradução do Novo Mundo

Acesse: Dossiê dos Tradutores

 

3-autoridade-extra-biblica

Afirmam que a “Sociedade Torre de Vigia” é tão inspirada quanto a Bíblia e que as escrituras não podem ser entendidas sem ela.

1936 - "O Senhor graciosamente providenciou a publicação de sua mensagem na forma de livros, para que as pessoas possam ser informadas da verdade...esses livros não contêm a opinião do homem". (Riquezas, 1936, pág. 384, 385)

1938 - "A organização visível de Jeová sob Cristo é um canal para trazer a interpretação divina da Palavra para seu povo dedicado". (Sentinela, 1 de junho de 1938, pág. 169)

1939 - "Reconhecemos como a organização visível de Jeová na Terra a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados e reconhecemos a Sociedade como o Canal ou instrumento pelo qual Jeová e Cristo Jesus dão instrução e alimento na estação devida para sua casa de fé". (Sentinela, 15 de abril, 1939 pág. 125)

1940 - Pergunta do tribunal para Franz: "quem subsequentemente se tornou o Editor da revista, o principal editor da revista Sentinela?" Franz respondeu: "Jeová Deus". (Fred W. Franz on the witness stand under oath, New York King's County Clerks' Court Record, 1940, vol. II, p 795)

1954 - "Eles são ligados com o Espírito Santo que invisivelmente se comunica com as Testemunhas de Jeová e o departamento de publicidade" (F. W. Franz, Vice-presidente da Sociedade de Torre de Vigia, Scottish Daily Express, Nov. 24, 1954)

1959 - "A evidência do espírito santo na qualidade e no conteúdo das escritas publicados pela Sociedade Torre de Vigia deveria ser o que nos satisfaz e convence, junto com uma comparação destas coisas com a Palavra inspirada de Deus, as Santas Escrituras". (Sentinela, 1 de outubro de 1959, pág. 607-608)

1967 - "A Bíblia é um livro organizacional e pertence à congregação cristã como uma organização, não para indivíduos, por mais que eles possam acreditar que possam interpretar a Bíblia sozinhos. Por isto a Bíblia não pode ser entendida corretamente sem a organização visível de Jeová em mente". (Sentinela; 10/1/1967; pp. 587)

1972 - "Só esta organização funciona para o propósito de Jeová e para seu louvor. Só para ela a Palavra Sagrada de Deus, a Bíblia, não é um livro hermeticamente fechado". (Sentinela; 7/1/1973; pp. 402)

1983 - "Evitem o pensamento independente ...questionando a deliberação que é dada pela organização visível de Deus". (Sentinela, 15 de janeiro de 1983 pg. 22)

1983 - "Lutai contra pensamento independente". (Sentinela,15 de janeiro de 1983 pg. 27)

 ___ A Bíblia afirma ___

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro” - Apocalipse 22:18-19

“Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando” - Deuteronômio 4:2

“À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” - Isaías 8:20

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça’ - II Timóteo 3:16 

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” - II Pedro 1:20-21 

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” - João 5:39 

“Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada” – I Pedro 1:25 

“Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje” – Jeremias 36:2 

“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido” – Mateus 5:18 

“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar” – Lucas 21:33

 

3-tj-jesus-nao-deus

Negam a divindade absoluta e singular de Jesus Cristo, afirmam que o atributo de ser o "primeiro e último" pertence a Jeová somente, afirmam que Jesus Cristo não é Deus, mas que é um ser criado como o são os anjos e o homem. Ainda pior afirmam que Jesus antes de vir ao mundo, era o arcanjo Miguel. 

"Este [Jesus Cristo], não era Jeová Deus, mas estava 'existindo na forma de Deus'. Como assim? Ele era uma pessoa espiritual, assim como 'Deus é Espírito'; era poderoso, mas não Todo-poderoso como o é Jeová Deus: também ele existia antes de todas as outras criaturas de Deus” – (www.jw.org) 

“Porque foi o primeiro filho que Jeová Deus trouxe à existência. Por isso é chamado 'o Filho unigênito' de Deus, porque Deus não teve associado ao trazer à existência o seu unigênito Filho... Ele não é o autor da criação de Deus; mas, depois de Deus o haver criado como primogênito, usou-o como seu obreiro associado ao trazer à existência todo o resto da criação" (Seja Deus Verdadeiro, pp. 34,35). 

“Jesus é o Filho mais precioso de Jeová — e por bons motivos. Ele é chamado de “primogênito de toda a criação”, pois foi a primeira criação de Deus. # (Colossenses 1:15) Há mais uma coisa que torna especial esse Filho. Ele é o “Filho unigênito”. (João 3:16) Isso significa que Jesus é o único criado diretamente por Deus. Ele é também o único por meio de quem Deus criou todas as outras coisas. (Colossenses 1:16) E Jesus também é chamado de “a Palavra”. (João 1:14) Isso significa que ele falava em nome de Deus, sem dúvida transmitindo mensagens e instruções aos outros filhos de seu Pai, tanto espirituais como humanos.

Será que o Filho primogênito é igual a Deus, como alguns creem? Não é isso o que a Bíblia ensina. Como vimos no parágrafo anterior, o Filho foi criado. Obviamente, pois, ele teve princípio, ao passo que Jeová não teve princípio nem terá fim. (Salmo 90:2) O Filho unigênito jamais pensou em ser igual ao Pai. A Bíblia ensina claramente que o Pai é maior do que o Filho. (João 14:28; 1 Coríntios 11:3) Só Jeová é o “Deus Todo-poderoso”. (Gênesis 17:1) Portanto, não há ninguém igual a ele” – (www.jw.org) 

“Jeová e seu Filho primogênito tiveram um relacionamento bem achegado por bilhões de anos, muito antes de os céus estrelados e a Terra terem sido criados. Quanto amor existia entre eles! (João 3:35; 14:31) Esse Filho amado era exatamente como seu Pai. É por isso que a Bíblia se refere ao Filho como “a imagem do Deus invisível”. (Colossenses 1:15) De fato, assim como um filho humano pode em muitos sentidos ser bem parecido com o pai, esse Filho celestial refletia as qualidades e a personalidade de seu Pai.” – (www.jw.org) 

___ A Bíblia afirma ___

“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.” – Hebreus 1:8

Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.” – Romanos 9:5

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” – II Pedro 1:1

“Quem me vê a mim, vê o Pai”. (Jo 14.5).

___ Reflita ___

 

e-atj-jesus

 

e-atj-antigo-novo-testamentos

 

3-tj-jeova-deus 

Afirmam que somente Jeová é Deus, o primeiro e o último:

Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o Senhor, o primeiro, e com os últimos eu mesmo” - Isaías 41:4

“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus” - Isaías 44:6

“Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último” - Isaías 48:12

___ A Bíblia afirma ___

Jesus, porém, por ser um só com Jeová tem os mesmos atributos

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” – Apocalipse 1:8

“Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro” – Apocalipse 1:11

E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último” – Apocalipse 1:17

 

3-tj-jeova-adorado

Falam de uma adoração universal, que um dia toda a humanidade prestará a Jeová e somente a Jeová.

Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.” – Isaías 45:22-23

___ A Bíblia afirma ___ 

Jesus, porém, por ser um só com Jeová é igualmente adorado:

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” – Filipenses 2:9-11

 

3-tj-jeova-salvador

Reservam a Jeová somente a obra da salvação do homem 

“Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.” – Isaías 43:11 

___ A Bíblia afirma ___ 

Jesus, porém, por ser um só com Jeová é Salvador:

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” – Tito 2:13

 

3-tj-jeova-redentor

Apresentam Jeová como único Redentor

“Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi. Cantai alegres, vós, ó céus, porque o Senhor o fez; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as suas árvores; porque o Senhor remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel.” – Isaías 44:22-23
___ A Bíblia afirma ___

Jesus, porém, por ser um só com Jeová é Redentor

“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,” - Efésios 1:7

 

3-tj-jeova-justica

“De mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força” – Isaías 45:24ª

___ A Bíblia afirma ___

Jesus por ser um com Jeová é Justiça:

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” - I Coríntios 1:30

 

3-tj-ressurreicao-corporal-cristo

As “Testemunhas de Jeová” negam a ressurreição corporal, quer dos salvos quer dos perdidos. Entretanto afirmam que no ano 1918, quando “veio Jesus ao seu tempo”, começou a ressurreição espiritual dos “fiéis”, ao quais no número de 144.000 ressuscitaram e fazem parte do corpo de Cristo.

Depois disso – dizem – ressuscitaram os fiéis da antiguidade, desde Abel até João Batista, que serão príncipes da terra. No fim haverá também uma ressurreição para os que tiverem a oportunidade de mostrar a sua lealdade a Cristo a fim de que sejam provados.

“Quando a ressurreição vai acontecer? A Bíblia predisse que a ressurreição para a vida no céu aconteceria durante a presença de Cristo, que começou em 1914. (1 Coríntios 15:21-23) A ressurreição para a vida na Terra ocorrerá durante o Reinado Milenar de Jesus Cristo, quando a Terra se tornará um paraíso.” - 23:43; Apocalipse 12, 13. – (www.jw.org)

“Significa isso que todos os humanos que já viveram serão ressuscitados? Não. A Bíblia diz que alguns mortos estão na “Geena”. (Lucas 12:5) O nome Geena origina-se de um depósito de lixo que ficava fora da Jerusalém antiga. Cadáveres e lixo eram queimados ali. Os mortos cujos corpos eram lançados naquele lugar eram considerados, pelos judeus, indignos de sepultamento e ressurreição. Assim, Geena é símbolo apropriado de destruição eterna. Jesus terá uma participação no julgamento dos vivos e dos mortos, mas o Juiz final será Jeová. (Atos 10:42) Ele jamais ressuscitará aqueles que considerar maus e incorrigíveis”. – (www.jw.org)

A Bíblia diz que “os que praticaram coisas ruins” receberão “uma ressurreição de julgamento”. (João 5:29) No entanto, esse julgamento será baseado no que as pessoas fizerem depois de ser ressuscitadas, e não antes. Jesus disse: “Os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que tiverem dado ouvidos viverão.” (João 5:25) Aqueles que ‘derem ouvidos’, ou obedecerem, às coisas que aprenderão depois de ser ressuscitados terão os seus nomes inscritos no “rolo da vida”. - Apocalipse 20:12, 13. – (www.jw.org)

___ A Bíblia afirma ___

“Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos.” – Atos 24:15

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” – Daniel 12:2

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” – Apocalipse 20:5-6

“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” – Apocalipse 20:11-15

“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” – I Tessalonicenses 4:17

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” – Romanos 8:11

“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” – I Coríntios 15:52

“Mas alguém pode perguntar: “Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão?” (1 Coríntios 15:35)
 

Acesse: Ressurreição e os habitantes de Sodoma e Gomorra

 

3-tj-corpo-jesus-eliminado

Afirmam que Jeová eliminou o corpo de Jesus, em sua publicações declaram:

"Então, que aconteceu ao corpo carnal de Jesus? ... Deus removeu o corpo de Jesus ... assim como fizera antes com o corpo de Moisés, o homem terrestre, Jesus de Nazaré, não mais existe".

“Depois de Jesus ter sido morto como humano, Jeová não permitiu que esse Filho fiel permanecesse na sepultura. (Salmo 16:10; Atos 13:34, 35) Deus o ressuscitou, mas não como humano. O apóstolo Pedro explica que Cristo foi “morto na carne, mas vivificado no espírito”. (1 Pedro 3:18) Isso foi realmente um grande milagre. Jesus estava vivo de novo como poderosa pessoa espiritual! (1 Coríntios 15:3-6) Ele foi o primeiro a se beneficiar desse glorioso tipo de ressurreição. (João 3:13) Mas não seria o único.” (Http://www.jw.org/)

___ A Bíblia afirma ___

“E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.” – Lucas 24:36-45

“Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” – João 20:24-29

Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.” – Lucas 2:19-21

“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” – I Cor 15:14

“Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor. Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe. E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.” – João 21:12-14

 

3-tj-espirito-santo-nao-deus 

Afirmam que o Espírito Santo é uma "força" impessoal, como a eletricidade. é apenas um poder invisível, uma influência impessoal emanada de Deus, um mero fluido para executar a vontade divina.

___ A Bíblia afirma ___

“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” – Atos 5:3-4

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” – João 14:16-17

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” – Romanos 8:26-27

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” – Ii Coríntios 3:18

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo…"

Veja também: At. 28:25-27; 2 Cor. 13:14; Ef.. 2:18

___ Reflita ___

e-atj-espirito-santo

 

 

3-tj-salvacao-obras

Negam que a Salvação seja uma dádiva de Deus, gratuita, a salvação é pela fé e pelo que você fizer. (Studies in the Scriptures, Vol. 1, p. 150,152)

Ensinam que a salvação só pode ser merecida ou conquistada por se unir à sua organização e trabalhar para a mesma e que fora da organização não há possibilidade de salvação.

___ A Bíblia afirma ___

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” – Efésios 2:8-9

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” – Gálatas 2:16

Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador” – Tito 3:4-6

 

3-tj-inferno-nao-existe

Afirmam não existir o inferno ou punição eterna, ensinam que os maus serão aniquilados e deixarão de existir. Outras vezes no entanto afirmam que o inferno é este mundo, outras vezes ainda, dizem que o inferno é a morte ou a sepultura. Mas nunca como um castigo eterno.

“A doutrina de um inferno ardente onde os iníquos, depois da morte, são torturados para sempre, não pode ser verdadeira, principalmente por quatro razões:

1) está inteiramente fora das Escrituras;

2) é irracional;

3) é contrária ao amor de Deus;

4) é repugnante à justiça. " (Seja Deus Verdadeiro, p. 79)

___ A Bíblia afirma ___

“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” – Mateus 25:41-46

“Com labaredas de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder,” – II Tessalonicenses 1:8-9

Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.” Apocalipse 14:10-11 

Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.” – Mateus 13:49-50

E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.” – Apocalipse 14:11

Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.” – Mateus 5:22

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” – Mateus 10-28

 

3-tj-homem-sem-espirito

Afirmam que os seres humanos não tem espírito, ensinam que que são como os animais, ou seja, pura matéria. A vida de uma pessoa deixa de existir quando ela morre e sua alma não vai para lugar nenhum depois disto, pois já não existirá.

Proíbem a transfusão de sangue, alegando que a alma do homem está no sangue, e sendo assim não podemos passá-la a outra pessoa pois desobedecemos ao mandamento de amar a Deus com toda a alma.

Usam esta passagem de Ezequiel como base também: “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá” - Ezequiel 18.4

"Os cientistas e cirurgiões não foram capazes de encontrar no homem nenhuma prova determinante de imortalidade. Não podem encontrar nenhuma evidência indicativa de que o homem possui uma alma imortal... Assim, vemos que a pretensão de que o homem possui uma alma imortal, e que, portanto, difere das bestas, não é bíblica."  (Seja Deus Verdadeiro, pp. 56,59).

___ A Bíblia afirma ___

Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.” – II Coríntios 5:8

“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.” – Filipenses 1:23-24

E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.” – Apocalipse 6:9-11

 

3-tj-144-mil

Afirmam que a vida eterna na presença de Deus é somente para um grupo seleto, dizem ainda que a experiência do novo nascimento será restrita a um grupo de apenas 144.000 testemunhas de Jeová, e que somente estas poderão viver para sempre com Deus no céu; todas as outras testemunhas de Jeová ficarão na terra.

“Sabendo que logo voltaria para o céu, Jesus disse a seus seguidores fiéis que lhes ‘prepararia um lugar’. (João 14:2) A esses que iriam para o céu Jesus chamou de “pequeno rebanho”. (Lucas 12:32) De quantos se comporia esse grupo relativamente pequeno de cristãos fiéis? De acordo com Revelação 14:1, o apóstolo João diz: “Eu vi, e eis o Cordeiro [Jesus Cristo] em pé no monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que têm o nome dele e o nome de seu Pai escrito nas suas testas.” – (www.jw.org)

“Esses 144.000 cristãos, incluindo os apóstolos fiéis de Jesus, são ressuscitados para a vida no céu. Quando é que ocorre a ressurreição deles? O apóstolo Paulo escreveu que ocorreria durante o período da presença de Cristo. (1 Coríntios 15:23) Como veremos no Capítulo 9, vivemos agora nesse período. Assim, os poucos remanescentes dos 144.000 que morrem em nossos dias são ressuscitados instantaneamente para a vida no céu. (1 Coríntios 15:51-55) A vasta maioria da humanidade, porém, tem a perspectiva de ser ressuscitada no futuro para viver na Terra paradisíaca.” – (www.jw.org)

"Em Apocalipse 14.1,3, a Bíblia é terminante ao predizer que o total final da igreja celeste será de 144.000, segundo o decreto de Deus” (Seja Deus Verdadeiro, p. 112)

Afirmam que no milênio (Mil anos do reino de Cristo na terra), proporcionará a humanidade, (desde Adão) uma oportunidade favorável de receber salvação.

___ A Bíblia afirma ___

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” – Hebreus 9:27

“Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos.” – Apocalipse 7:9

“Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – João 3:15

“Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” – Filipenses 3:20

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” – II Pedro 1:10-11

 

3-tj-trindade-inventada

Ensinam que satanás inventou a trindade e rejeitam todos os escritos que identificam Jesus Cristo como Deus, e o Espírito Santo como Deus. Afirmam que a Trindade é uma superstição herdada do paganismo egípcio e babilônico.

"Satanás deu origem à doutrina da trindade" (Seja Deus Verdadeiro, p. 81).

"Um contemporâneo de Teófilo na África Setentrional, o escritor latino chamado Tertuliano, da cidade de Cartago, defronte a Itália, escreveu uma defesa de sua religião e introduziu nos seus escritos a palavra trinitas, que quer dizer 'trindade'. Daquele tempo em diante a doutrina trinitária veio a infectar cada vez mais a crença dos cristãos professos. Tal doutrina é absolutamente alheia ao verdadeiro Cristianismo. Nem se encontra a palavra trias nas inspiradas Escrituras gregas cristãs, tampouco se acha a palavra trinitas, nem mesmo na tradução latina da Bíblia, a Vulgata" (Que tem Feito a Religião Pela Humanidade? p. 261).

"Ninrode casou-se com sua mãe Semíramis, e assim, num sentido, ele é seu próprio pai e seu próprio filho. Aqui está a origem da doutrina da trindade" (Russell, Estudos nas Escrituras).

Se a teologia trinitária diz que existe um “só Deus”, por que a cada uma das pessoas da Trindade se lhes dá o título Deus? O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.

Quantos Deuses somam em total? Claro que a teologia tradicional prefere utilizar “Pessoas” em plural, em vez de “Deuses” mesmo que a cada uma dessas pessoas se chame de Deus. Ainda assim, o que nos diz a Bíblia? A quantas “Pessoas” devemos adorar? A uma, ou a três? Deus é um, ou três?

___ A Bíblia afirma ___

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” – João 1:1

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” – I João 5:20

“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” – Atos 5:3-4

“Eu e o Pai somos um” – João 10:30

“Pois há três que dão testemunho [no céu: O Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um” - 1 João 5.7

___ Reflita ___

Trindade é uma expressão teológica, que surgiu durante o 20 século para descrever a Divindade e muito embora a palavra Trindade não apareça na Bíblia, ela está presente o tempo todo, a Trinidade de Deus é baseada em dados bíblicos. Onipotente, onipresente também não aparecem nas Escrituras e nem por isso deixam de ser atributos de Deus.

- A Criação do Homem                         Gn 1.26.

- Confusão das línguas em Babel         Gn 11.7.

- Visão e chamada de Isaías                 Is 6.8.

- Batismo de Jesus                              Mt 3.16-17

- Distribuição dos dons espirituais        1 Co 12.4-6.

- Benção Apostólica                             2 Co 13.13.

- Dedicatória às sete Igrejas da Ásia     Ap 1.4-5.

Não encontramos a palavra trindade nas Escrituras, mas vemos a palavra grega theos, "DEUS", sendo usada em relação à três pessoas nas Escrituras Sagradas:

- DEUS PAI (Efésios 1:2)

- DEUS FILHO (Tito 2:13)

- DEUS ESPÌRITO SANTO (Atos 5:3-4)

As Escrituras afirmam que somente Deus é o Criador (Is 44.24; 45.5-7), mas ao mesmo tempo diz que Pai, Filho e Espírito Santo criaram o universo:

  • O Pai é o criador: Ne 9.6; Jr 27.5: Sl 146.6; At 14.15
  • O Filho é o criador: Jo 1.1-3; Cl 1.16-18; Hb 1.2,10
  • O Espírito Santo é o criador: Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30

 

3-tj-cristo-forma-humana

"Cristo Jesus vem, não em forma humana, mas como criatura espiritual e gloriosa... Ele vem, portanto, desta vez, não em humilhação, não na semelhança dos homens, mas em sua glória, e todos os anjos com ele”.

"Alguns podem citar as palavras dos anjos: 'Esse Jesus que dentre vós foi recebido no céu, assim virá do modo como o vistes ir para o céu' (At 1.11). Notem, porém, que este texto não diz que ele virá com a mesma aparência, ou no mesmo corpo, mas somente do mesmo modo” (Seja Deus Verdadeiro, pp. 184,185).

___ A Bíblia afirma ___

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.” – Apocalipse 1:7

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” – I Tessalonicenses 4: 16-17

E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.  Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” – Atos 1:10-11

 

3-tj-geracao-1914

 

"Na primavera de 1914, veio o Senhor, e começou o juízo, primeiro da 'casa de Deus' e depois das nações deste mundo" (Seja Deus Verdadeiro, p. 284).

Vendo fracassada a sua previsão quanto à segunda vinda de Cristo, Russell arquitetou uma alteração à sua falsa teoria: "A data era correta, porém, equivoquei-me quanto à forma; o reino não terá caráter material e visível, como havia anunciado, mas será espiritual e invisível"  (Seja Deus Verdadeiro, pp. 22,25). 

“A associação aprovada com as Testemunhas de Jeová requer a aceitação de toda a série dos verdadeiros ensinos da Bíblia, inclusive as crenças bíblicas singulares das Testemunhas de Jeová. O que incluem tais crenças? . . .Que 1914 marcou o fim dos Tempos dos Gentios e o estabelecimento do Reino de Deus nos céus, bem como o tempo da predita presença de Cristo.”- A Sentinelade 1º de abril de 1986, págs. 30 e 31. 

Portanto, nenhuma pessoa que rejeita o cálculo segundo o qual os “tempos dos gentios” terminaram em 1914 é aprovada pela Sociedade como uma das Testemunhas de Jeová. 

___ A Bíblia afirma ___

“Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.” - Zacarias 12.10

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” - Mateus 24.30

“E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?’ - Apocalipse 6.15-17.

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” – 2 Pedro 2:9

 

3-tj-governo-civil

“Todo governo civil, bom ou mal é do Diabo. Portanto, nenhum membro do Reino Teocrático deve fazer parte dele”. Eles se recusam a:

Saudar a bandeira nacional

Votar

Aceitar emprego do Estado

Prestar serviço militar

___ A Bíblia afirma ___

“Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” – Mateus 22:21

E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas?

Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios?

Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos.

 Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. – Mateus 17:24-27
Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.

Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.

Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.

Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.

Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” – Romanos 13:1-7

“Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.” – I Pedro 2:13-14

Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.” – I Pedro 2:17

E todo aquele que não observar a lei do teu Deus e a lei do rei, seja julgado prontamente; quer seja morte, quer desterro, quer multa sobre os seus bens, quer prisão.” – Esdras 7:26

 

3-tj-ceia-144-mil

Acerca do partir do pão e do vinho, uma vez por ano celebram a Refeição Noturna (tipo de santa ceia), nem a todas as Testemunhas de Jeová podem participar do pão, mas somente aqueles que se consideram fazer parte dos 144.000 (ungidos) que são restante escolhido e que são merecedores de o fazer.

___ A Bíblia afirma ___

"Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo." - I Coríntios 11:23-32

"Porventura o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?" - I Coríntios 10:16

"Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele." - João 6.53-56

___ Reflita ___

Paulo nos relata aqui o evento da Ceia estabelecida pelo Senhor e claramente podemos ver que se trata de uma ordenança de Cristo, ou seja, "fazei isto", é um verbo que está no imperativo.

Alguns grupos evangélicos avaliam se a pessoa pode ou não pode participar da Ceia. A Ceia é do Senhor não de homens e as escrituras deixam claro que a pessoa deve examinar-se a si mesma, e não que ela seja examinada pelos outros.

 

3-tj-falsa-profecias

As Testemunhas de Jeová ensinaram continuamente falsas profecias desde o início do seu movimento.

- Afirmaram que o fim do mundo ou sistema de coisas, viria em 1914 e 1925, quando isso não aconteceu, eles passaram a dizer que o fim viria antes de desaparecer a geração que estava viva em 1914. Depois deixaram repetidamente implícito que o mundo acabaria em 1975.

"A batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso (o Armagedom) terminará em 1914, com a derrocada completa do governo do mundo... e o pleno estabelecimento do reino de Cristo" (Russell, Estudos nas Escrituras, vol. II, pp. 101,170).

- Afirmaram que os santos seriam levados para o céu em 1878, 1881, 1914, 1918 e 1920.

- Entre 1925 e 1950, ensinaram que os príncipes da antiguidade (os antepassados de Jesus) regressariam na ressurreição antes da batalha do Armagedom.

Acesse: Falsas profecias das Testemunhas de Jeová

 

 

Conclusão

“... Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:9)

 

Em Cristo,

marcos-teixeira

 

 

Notas

1. Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra, pág. 144; Despertai! 22 de dezembro de 1984, p. 20.

2. Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra, p. 255 e A Sentinela, de 15 de novembro de 1992, pp. 20, 21.

3. A Sentinela, de 15 de fevereiro de 1969, págs. 110, 115; Despertai! de 22 de abril de 1969, págs. 13, 14; A Sentinela, de 15 de setembro de 1979, pág. 552; Nosso Ministério do Reino, julho de 1974, pág. 3, 4.

4. The Time Is At Hand (O Tempo Está Próximo), edição de 1906, págs. 99, 101; The Time Is At Hand, edição de 1915, págs. 99, 101; The Finished Mystery (O Mistério Consumado), 1918, págs. [con la "s"] 404, 485; The Watchtower (A Sentinela, 1 de setembro de 1922, pág. 262; The Watchtower, 15 de setembro de 1941, pág. 288; Milhões que Agora Vivem Jamais Morrerão, 1923, págs. 111-114; Testemunhas de Jeová – Proclamadores do Reino de Deus, 1993, pág. 78.

5. Instituto Bíblico Transcultural - http://institutoibt.blogspot.com.br/

6. A History of God. Karen Armstrong. Ballantine Books, New York, 1993. ISBN 0-345-38456-3

The Orwellian World of Jehovah's Witnesses. Heather and Gary Botting. University of Toronto Press. Cloth ISBN 0-8020-2537-4 ou brochura ISBN 0-8020-6545-7. Acho que este livro está esgotado, mas normalmente um exemplar pode ser obtido por empréstimos em bibliotecas municipais (nos EUA e Canadá, naturalmente).

8. Pay Attention to Yourselves and to All the Flock. Watchtower Bible and Tract Society of Pennsylvania, 1991; Livro de circulação restrita ao anciãos de congregação; passagens citadas segundos princípios jornalísticos.

9. The Trumpet of Prophecy. James A. Beckford; Wiley, New York, 1975; ISBN 0470061383; "A Halsted Press book"

10. A Sentinela (revista). Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

 

Fundamentos da Fé

fundamentos
Nada Além de Cristo Jesus
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.