Sex03052024

John Howe

john-howeJohn Howe, o grande sacerdote puritano, nasceu em 1630 e mor­reu em 170ó. Foi educado em Cambridge e, por algum tempo, foi conselheiro e capelão da Universidade Magdalen, em Oxford. Em 1656, foi nomeado capelão da corte de Oliver Cromwell, senhor pro­tetor da Inglaterra (1653-1658). O leitor dos sermões de Howe terá uma idéia de quão fortemente a religião prendeu a atenção das men­tes dos puritanos da Inglaterra, quando se der conta de que foi um pregador como este que Cromwell escolheu para seu capelão. Embo­ra homem de grande sinceridade e coragem, Howe também era ho­mem de catolicidade de espírito. Falando de um de seus perseguido­res, ele disse que esperava um dia encontrá-lo "naquele lugar onde Lutero e Zwinglio concordavam perfeitamente". Os sermões dos sa­cerdotes puritanos são desfigurados por intermináveis divisões e sub­divisões, e tentamos em vão fazer uma idéia do temperamento das congregações que alegremente toleravam tal extensão, análise sutil, insinuação pedante e classificação tediosa. Não obstante, esses sacer­dotes puritanos eram profetas de Deus e falavam à consciência da nação. Seus sermões têm fibra intelectual forte, elevação de pensa­mento, lógica formidável e verdadeiro fervor evangélico. Um dos ouvintes de Howe disse acerca dele: “Ele ficava por tanto tempo tramando o enredo, que a esposa sempre se desesperava do jantar". Mas para aqueles que têm paciência com sua lentidão de ataque, divisões desnorteantes e confusas, a leitura cuidadosa de Howe não fica sem proveito. Por causa das limitações de espaço, tive de apagar grandes porções do sermão selecionado para este volume, "As Lágri­mas do Redentor sobre as Almas Perdidas".

No meio deste grande discurso do argumentador, nos depara­mos com sentenças inesquecíveis, como esta, em que ele exorta os espiritualmente secos e estéreis a lutar com Deus: "Ele feriu rochas e fez as águas esguicharem; sua mão não está encolhida, nem seu ou­vido agravado. O perigo não é, pecador, que Ele venha a ser inexorável, mas que você o seja". Ou esta sobre as lágrimas de Cristo: "E lembre-se de que aquEle que derrama lágrimas, da mesma fonte de amor e misericórdia também derramou sangue".

 

Acesse o sermão: As Lágrimas do redentor

 

Fundamentos da Fé

fundamentos
Nada Além de Cristo Jesus
 

Prateleira

Este é o homem a quem olharei...

0-este-e-o-homem-a-quem-olharei

"Treme da minha palavra...", Isaías 66:1-2

Como isto te parece? O Altíssimo, busca atentamente algo nos homens, algo cujo valor transcende as iguarias dos príncipes desta terra.